top of page
 Siga o ESTANTE ARTÍSTICA: 
  • Instagram B&W
 QUEM É O DONO DO BLOG ESTANTE ARTÍSTICA?:

 

“Não deixe que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.” 

(Vinícius de Moraes)

 

Meu nome é Alexandre Tiago, sou estudante de Direito, sou torcedor de um time chamado Club de Regatas Vasco da Gama, pacifista, fã de culinária, escritor nas horas vagas e que gosta muito de arte e cultura e suas manifestações culturais nas quais sou um grande admirador e busco através delas expressar o conhecimento e a sabedoria.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Porque a arte no Brasil é tão cara?

  • Alexandre Tiago
  • 14 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Sempre me perguntei porque o investimento em arte e cultura no Brasil é tão caro. Vemos isso nas livrarias com os livros com preços altos, nas lojas de discos os CD's de artistas internacionais sendo geralmente mais caros que os artistas brasileiros, no cinema e no teatro os ingressos estão cada vez mais caros. Porque isso acontece?

Em outros países vemos livros sendo vendidos de forma mais barata nas livrarias, entrar em um museu ou exposição de pintura é mais barato ou dependendo do lugar não paga nada para entrar, os artistas musicais nacionais tem preço equilibrado em relação aos artistas musicais internacionais nas lojas de discos, o ingresso no cinema e no teatro é mais barato. Isso tudo acontece porque o investimento nessa área é grande e expressivo e seu público corresponde para essa equidade. Já no Brasil acontece algo de diferente porque existe investimento na cultura mas o público não acessa muito prova disso são os autores de livros nacionais que levam desvantagem em relação aos autores de livros estrangeiros e podemos observar também em aspectos educacionais isso porque o brasileiro lê 3 a 4 livros por ano o que faz ele ter enorme desvantagem aos outros países, a leitura de livros em escolas(seja ela pública ou particular) é geralmente forçada para que ele adquire o hábito da leitura, pouca valorização dos clássicos literários e isso é só em livros porque em outras áreas existe também situações delicadas como a música em que no Brasil há pouco interessante em descobrir artistas independentes que fazem sucesso sem estarem vinculados a uma grande gravadora e ao cinema pela falta de interessante que geralmente as pessoas tem por filmes brasileiros preferindo filmes estrangeiros do que nacionais.

Para resolvermos esse problema devemos sempre incentivar de forma voluntária e não forçada para o acesso a arte e a cultura com políticas públicas que favoreçam o acesso à elas em que pessoas independente de sua origem social possam ter os mesmos conteúdos e informações para fazer assim uma grande acessibilidade mostrando que a arte é para todos e com seu acesso cada irá usufruir dela e adquirir conhecimentos que levará para a toda a vida, entretenimento para o seu lazer, visão de mundo que irá proporcionar a reflexão sobre as coisas em volta, transferir sabedoria para as pessoas interindependente do tempo e muitas outras que podem proporcionar com o livre acesso à arte e a cultura. Vamos mudar esse quadro brasileiro de desvalorização artística para uma grandiosa entrada de respeito e interesse em adquirir e saber mais sobre nossos artistas e podendo assim valorizar cada vez mais a arte e a cultura brasileira? Comentem!

© 2016 por Estante Artística. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page