top of page
 Siga o ESTANTE ARTÍSTICA: 
  • Instagram B&W
 QUEM É O DONO DO BLOG ESTANTE ARTÍSTICA?:

 

“Não deixe que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.” 

(Vinícius de Moraes)

 

Meu nome é Alexandre Tiago, sou estudante de Direito, sou torcedor de um time chamado Club de Regatas Vasco da Gama, pacifista, fã de culinária, escritor nas horas vagas e que gosta muito de arte e cultura e suas manifestações culturais nas quais sou um grande admirador e busco através delas expressar o conhecimento e a sabedoria.

 POSTS recentes: 
Nenhum tag.
 procurar por TAGS: 

Entrevista com o dono do blog Estante Artística, o escritor Alexandre Tiago

Eu, Alexandre Tiago dono e cirador do blog Estante Artística, fui entrevistado pelas blogueiras Gislaine Alessandra e Débora Garcia do blog A Amante dos Livros para falar sobre livros, literatura e leitura seguem a entrevista abaixo

Elas :Antes de mais nada gostaria de agradece ao Alexandre por nos ceder essa entrevista. Espero todos possam gostar dessa entrevista!

Elas: Escritores Favoritos?

Eu: José Saramago, William Shakespeare, Alexandre Dumas, Machado de Assis, Goethe, Ariano Suassuna e poetas como Carlos Drummond de Andrade e Pablo Neruda.

Elas: Tenho sonho de lançar um livro?

Eu: Sim.Porque assim como a música, a leitura faz parte da minha vida e com os dois adquiri o hábito de escrever desde os 12 anos escrevendo até sobre garotas que era apaixonado na pré adolescência. Quero fazer da leitura como dizia um certo escritor: “Uma memória guardada que vale a pena” – Eduardo Galeano. Em que devemos ver que o conhecimento é importante Para formação do intelecto Da visão de mundo E graças às bibliotecas e aos livros sou assim E gostaria que muitos fossem também para mostrar que como dizia Platão o conhecimento é o alimento da alma E para alcançar o conhecimento é preciso leitura e de leitura devido investimento para fazer pensamentos e assim pessoas que queiram escrever como eu por exemplo.

Elas: O que me motivou a escrever?

Eu: Foi quando uma vez na escola fizeram um concurso de melhor redação. E fiquei pensando no que escrever foi quando li nessa época Robinson Crusoe do Daniel Defoe da biblioteca da escola que estudei. Fiz uma história cheia de aventura e coloquei até um romance. Fiquei ente os primeiros mas não fui o primeiro mas aquela experiencia mudou positivamente minha vida que se voltou para a escrita.

Elas: Quais as primeiras historias que você leu?

Eu: Quando eu era mais novo lia muito como ainda leio ate hoje muitos quadrinhos: henfil, Mafalda, Snoopy, turma da Mônica... Mas dois livros me influenciaram no gosto de ler livros pelas suas leituras inteligentes, interessantes e elaboradas: "Rei Arthur e os cavaleiros da Tavola Redonda e Os Miseráveis." Desde então sou um grande fã de leitura

Elas: O que te inspirar a escrever?

Eu: Coisas que vejo, leio e observo. Acredito que temos o olhar para observar de forma minuciosa e bem detalhada o mundo e os sentimentos que inflamam o eu lírico do autor e da sociedade Temos nós como pessoas.

Elas: Você já sofreu críticas literárias? Se sim, como lidou com elas?

Eu: Ainda não tenho nada publicado. Então as únicas críticas são de parentes e amigos. E as críticas são de melhorar certas coisas. Como pontuação, por exemplo.

Elas: Você prefere e-book ou livros físicos?

Eu: Livros físicos sem dúvidas. Fico triste de saber que com existem pessoas que preferem livros digitais por causa da sustentabilidade e tal, mas eu prefiro os físicos e defendo a sustentabilidade que fique bem claro. Mas os físicos você pode folhear, Ver a capa, Pegar e analisar o livro.

Elas: Há algum livro que depois de lê-lo você sentiu que todos deveriam ler também?

Eu: Tem vários livros que senti assim Nos diga um livro em especial Desses 2 livros que todo mundo deveria ler é: Fahrenheit 451 de Ray Bradbury Uma das melhores distopias feitas ao lado de 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo do Aldous Huxley. E o segundo livro é Triste Fim de Policarpo Quaresma do Lima Barreto.

Elas: Porque achar que todos deveríamos ler esse livro?

Eu: Em Fahrenheit 451: temos que refletir que a arte e a cultura devem ser respeitadas pois elas são principais fontes de conhecimento pois sem elas não teríamos como manifestar nossos pensamentos E no livro do Lima Barreto: Vemos que é preciso mostrar que devemos analisar a nossa sociedade desigual e complexa em que o fanatismo de Policarpo pelo Nacionalismo deve ser olhado com cuidado para que não digamos besteiras políticas ou jurídicas mas que é importante conhecer o país que vivemos e mostrar que deve ter livre pensamento e jamais violência. Falo isso porque sou pacifista, não sou de entrar em brigas. Mas o que deve prevalecer é um bom olhar, boa escuta e também o respeito. Que é o que vejo como necessidade para um bom diálogo Para sonhar com uma sociedade menos violenta

Elas: Então você diria que estes livros são inspiradores?

Eu: Neles me inspiro para escrever como hobby, pensar... Jean Paul Sartre já dizia uma vez que a vida é o pânico num teatro sem chamas. Em que devemos absorver a sua intelectualidade Com certeza vemos que a sociedade como dizia Zygmunt Bauman em tempos líquidos em que nada está sendo durável. Para que sejamos duráveis temos que buscar sempre aprimorar e graças a arte e a cultura podemos fazer isso e a leitura de livros mostra isso para podemos encarar esse mundo violento que busca sempre a paz e fazer que o tempo seja curto para observar e aproveitar o que a vida nos proporciona

Elas: Qual gênero literário você escreve?

Eu: Eu escrevo como hobby (por enquanto). Já escrevi histórias, contos, crônicas... Mas gosto muito de escrever poesias.

Elas: Uma citação final!

Eu: “O céu já foi azul, mas agora é cinza. E o que era verde aqui já não existe mais.” – Renato Russo.

Encontrada a entrevista também nesse link:

http://gislainealessandra.wix.com/literature-blog-pt#!Entrevista-com-o-Escritor-Alexandre-Tiago/cu6k/57126dd30cf21d11795c17d8

bottom of page