O Conde de Monte Cristo e a vingança
- Alexandre Tiago
- 6 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Uma resenha literária crítica de O Conde de Monte Cristo e associando ela ao sentimento de vingança
O Conde de Monte Cristo é um dos maiores romances da literatura francesa. É constantemente feito adaptações cinematográficas e relançamentos em diversas editoras e idiomas pelo mundo afora desse livro sendo, portanto um dos maiores romances da literatura mexendo com a imaginação e a emoção dos leitores de todas as idades. Além disso, cativa várias pessoas pela sua simples linguagem abordando uma França Pós-Revolução Francesa no inicio da Era Napoleônica.
Escrito pelo escritor francês Alexandre Dumas em colaboração com Auguste Maquet e concluída em 1844. A ideia de fazer o romance foi quando Alexandre Dumas foi para a Ilha-Monte Cristo na Itália com um sobrinho de Napoleão Bonaparte e para homenagear ela e mostrar a realidade francesa da época se fez esse espetacular romance.
O Conde de Monte Cristo conta a história do jovem Edmond Dantés que é marinheiro e capitão do navio Faraó e noivo da bela Mercedes é preso injustamente sendo vítima de um complô organizado seus inimigos. 15 anos depois, ele foge da prisão, enriquece e planeja sua vingança mirabolante sem poupar de ninguém que fizeram a vida dele cheia de sofrimentos desde o cargo no navio conseguido de forma honesta até tirarem o amor da sua vida a bela Mercedes. Com isso, o livro possui um realismo bem forte mostrando a vingança como tema central mostrando e nos questionando para refletirmos: Até onde cabe a nós a justiça pelas próprias mãos? Até onde o ser humano tem limite? Mas também mostra a história de um amor que não acabou com o tempo e sim que aumentou com o passar dos anos que vale a pena ler e conhecer.
O Conde de Monte Cristo é, portanto um livro excelente com uma história empolgante que prende o leitor do início ao fim podendo colocar na sua estante de livros memoráveis.
E você, conhece o livro O Conde de Monte Cristo? Gosta de O Conde de Monte Cristo? Qual é a sua opinião literária sobre esse livro? Comente!