Luzes da Cidade e a solidariedade entre as pessoas
- Alexandre Tiago
- 1 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Uma resenha cinematográfica de Luzes da Cidade e um olhar sobre solidariedade.
Luzes da Cidade é um filme mudo de comédia e romance americano de 1931 estrelado e dirigido por Charlie Chaplin em que ele interpreta o personagem que era um vagabundo que impediu um homem milionário (interpretado por Harry Myers) que está bêbado de cometer um suicídio. Agradecido por ter livrado ele da morte o convida para ir à sua casa e assim se tornam amigos. Mas quando ele fica sóbrio desconhece o vagabundo fazendo o vagabundo ser tratado como um estranho para o milionário. Nesse meio tempo o vagabundo conhece uma florista cega (interpretada por Virginia Cherrill) que precisa de dinheiro para pagar o aluguel e dinheiro para restaurar a sua visão só que ela pensa que ele é um milionário que irá resolver seus problemas e não um simples vagabundo.
Nesse filme vemos a importância de exercemos a solidariedade entre as pessoas mostrando que a generosidade não é apenas um sentimento, mas uma ajuda com reciprocidade onde podemos ajudar as pessoas até com coisas pequenas como a simples presença ou um afeto fazendo com que possamos ajudar a melhorar a vida da pessoa que precisa de ajuda, pois como diria o sociólogo francês Émile Durkheim que tanto a solidariedade tanto a orgânica quanto a mecânica proporciona uma coesão social. E é disso que o vagabundo espera da florista quando consegue dinheiro do milionário para pagar o seu aluguel e restaurar a sua visão em que ela será apenas de ver e amar ele. Mas quando consegue enxergar novamente e vê o vagabundo pela primeira vez fica confusa em relação aos seus sentimentos com ele, mas fica agradecida por ter ajudado ela a voltar a enxergar.
Luzes da Cidade é um filme muito bem feito e produzido por demonstrar de forma bela e única o amor e também de tratar o sentimento de solidariedade entre as pessoas de forma bem interessante, sendo, portanto, um filme que deve ser assistido com muita emoção. Uma verdadeira obra prima do cinema!
Abaixo o trailer oficial do filme Luzes da Cidade
E você gosta de Luzes da Cidade? Gosta de Charlie Chaplin? Qual é a sua opinião sobre o filme e o sentimento de solidariedade?