top of page
 Siga o ESTANTE ARTÍSTICA: 
  • Instagram B&W
 QUEM É O DONO DO BLOG ESTANTE ARTÍSTICA?:

 

“Não deixe que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.” 

(Vinícius de Moraes)

 

Meu nome é Alexandre Tiago, sou estudante de Direito, sou torcedor de um time chamado Club de Regatas Vasco da Gama, pacifista, fã de culinária, escritor nas horas vagas e que gosta muito de arte e cultura e suas manifestações culturais nas quais sou um grande admirador e busco através delas expressar o conhecimento e a sabedoria.

 POSTS recentes: 
Nenhum tag.
 procurar por TAGS: 

Fahrenheit 451 e uma analise critica sobre alienação


Uma resenha crítica literária de Fahrenheit 451 com uma analise sobre a alienação

Fahrenheit 451 é um romance distópico de ficção cientifica soft escrito e publicado pelo escritor norte americano Ray Bradbury em 1953. A história descreve um governo totalitário futurista que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o governo. Para isso são colocados aparelhos de TV nas casas, nas praças e nas cidades por esse o único meio de obtenção de extrair conhecimento e quem é pego e descumpre essa lei lendo livro tem seu objeto literário queimado por um bombeiro e Guy Montag é um membro dos bombeiros que tem prazer de queimar os livros, mas quando conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e pensa sobre si mesmo, percebendo que é infeliz no seu relacionamento com a sua esposa Mildred, se sentir incomodado com sua profissão e passa a questionar o governo.

Esse romance faz que percebamos e analisamos o quanto que a alienação interfere na vida das pessoas em que apesar de na época em que foi lançado o livro não tinha a tecnologia que tem hoje, mas Ray Bradbury foi visionário e hoje vemos que a tecnologia deixa as pessoas alienadas. Não estou querendo dizer que sou contra a tecnologia até porque sem ela não poderia existe esse Blog, mas me refiro a maneira que prende as pessoas a ponto de que ficam conectadas tanto que não há mais tanta conversa olho no olho com escuta ativa, com a possibilidade de acesso à jornais, música e livros de formas digitais pouco a pouco estão fazendo que CD's, jornais impressos e livros impressos entrem em desuso, tem sites de relacionamento, mas o contato não é o mesmo do presencial. Enfim, são coisas que fazem as pessoas fiquem alienadas à isso e a televisão é também uma forma de alienar fazendo com o que mostra lá seja 100% verídico.

Devemos fazer como Guy Montag ver o que gostamos e nos interessarmos por aquilo que vai aprimorar o nosso intelecto, desenvolver e buscar o conhecimento, ter uma amplitude no pensamento e ver que a tecnologia e também a televisão pode ser equilibrada a ponto de não ficar nela o tempo todo preso a ela para que quando uma verdade seja colocada é necessário repensa-la para ver se aquilo tem ou não razão. Além disso, Fahrenheit 451 é um livro excelente onde cada página é uma abertura ao conhecimento e possui uma leitura extremamente reflexiva fazendo ser uma grande obra literária de deixar na estante de livros emblemáticos.

E para você qual sua opinião sobre alienação? Gosta da obra literária de Ray Bradbury? Qual sua opinião literária sobre Fahrenheit 451?

bottom of page